No comments yet

FAACG realiza 5ª edição da brigada de incêndio

Evento reuniu cerca de 100 pessoas na Fazenda Ermida

Em parceria com a Guarda Municipal de Jundiaí, a Fundação Antonio-Antonieta Cintra-Gordinho (FAACG) realizou a 5ª edição do treinamento “Incêndio em Mata: Prevenção e Combate” com um público de cerca de 100 pessoas.
O evento foi realizado em 05 de maio no Auditório Egberto Lacerda Teixeira – Centro Cultural Fazenda Ermida. O local, sua importância histórica e seus personagens, com destaque para o ilustre Eloy Chaves, foram destacados pelo consultor de Patrimônio da instituição, o engenheiro Jorge Luiz Vernaglia.
Esta ação integra a Política Ambiental da FAACG a qual foi apresentada pela engenheira agrônoma Dorothéa Pereira Monteiro, que enfatizou a averbação da Reserva Legal de 6.445.000 de metros quadrados na Serra do Japi – o que corresponde a 596 campos oficiais de futebol.
Entre outras ações sustentáveis, a consultora ambiental apresentou as parcerias com a Associação Mata Ciliar para soltura de animais na Reserva Legal, com a Guarda Municipal para fiscalização da Serra do Japi, bem como a guarda motorizada nas áreas da Fazenda Ermida e manutenção de aceiros para proteção das matas e animais silvestres, além de projetos educacionais, envolvendo os 1,4 mil alunos da FAACG em atividades práticas de preservação ambiental.
PALESTRAS
Nesta edição da brigada de incêndio foi promovido um ciclo de palestras com temas que abordaram as leis vigentes e principais ocorrências, e monitoramento de danos ambientais, ocorrências com animais peçonhentos, desdobramentos em relação a fauna silvestre e animais domésticos.
Além disso, o inspetor Paulo Vicente Soares, responsável pela Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí, orientou os participantes quanto à prevenção e combate a incêndios, realizando um treinamento prático com o apoio da Guarany Equipamentos Agrícolas.
Neste ano a FAACG contou com os seguintes parceiros para a realização do evento: coronel João Ozório Gimenez Germano, coordenador da Defesa Civil de Jundiaí; tenente José Augusto Bravo, comandante do Segundo Pelotão de Polícia Ambiental de Atibaia; capitão PM Oswaldo Julião Junior, comandante do 1° Subgrupamento de Bombeiros do 19º GB de Jundiaí; inspetor Paulo Vicente Soares, subcomandante da Guarda Municipal de Jundiaí; jornalista e guarda municipal Darlei Antônio; superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes; diretora de Meio Ambiente da Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA), Renata Freire; diretora do Departamento de Agronegócios, Isabel Cristina Fialho Harder; coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Jundiaí, Carlos Ozahata; coordenadora de Fauna da Associação Mata Ciliar, Dra. Cristina Harumi Adania; e a empresa Guarany Equipamentos Agrícolas.

Post a comment