No comments yet

FAACG/Marinha do Brasil – Alunos participam de palestra e Banda Naval

Na manhã desta quinta-feira (28) alunos dos segundos e terceiros anos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de ouvir a Banda Naval, com 22 integrantes, que integra o Comando do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil. Na sequência, participaram da palestra do Capitão de Mar e Guerra (RM1-FN) Carlos Roberto de Almeida Bastos, que abordou sua experiência frente à Estação Antártica Comandante Ferraz (2005/2006). O evento foi no Centro Cultural Ermida – Fazenda Ermida.
Banda Naval
Sob a batuta do maestro Marcelo Pereira Estephanin, a Banda Naval apresentou músicas voltadas ao público jovem. Uma das duas mulheres que integram a banda esteve em Jundiaí: Caroline Alves Baptista (22) que toca clarinete. Sucessos nacionais e internacionais foram relembrados pela Banda. Inicialmente, o maestro mostrou aos alunos os diferentes instrumentos de sopro… Seus sons e suas histórias. “ O nosso objetivo é despertar em vocês o desejo pela música”, diz Capitão Bastos. Três alunos foram convidados a reger a Banda por alguns segundos.
Segundo O diretor – presidente executivo da FAACG Dr. Ismar Augusto Procópio de Oliveira, todos seres humanos são diferentes, mas quando trabalham juntos de forma harmoniosa conquistam seus objetivos. “A Banda representa a vida.”
Antártica
Em sua palestra Capitão Bastos situou os alunos geograficamente sobre a localização da estação da Marinha do Brasil na Antártica e comentou sobre as dificuldades, descobertas, cuidados, pesquisas e treinamentos fundamentais para a permanência de uma equipe, sem que haja contratempos, que possam colocar em risco a vida dos trabalhadores que lá estão para cumprir suas obrigações junto à Marinha do Brasil.

Post a comment