Localizada em Jundiaí, ao pé da Serra do Japi, em uma área de preservação ambiental da Mata Atlântica. A casa sede construída por volta de 1860 abriga o Museu Eloy Chaves e possui acervo cultural representativo que remonta ao século XVII.

Paralelamente, tem aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, o projeto arquitetônico foi tombado pela Prefeitura de Jundiaí em 2009.

 

Atualmente, a infraestrutura do Centro Cultural conta com o Auditório Egberto Lacerda Teixeira, com capacidade total para 220 pessoas, inaugurado em novembro de 2012.

Este espaço promove eventos culturais e educacionais. Entre eles, destacamos o Fórum Social e o Encontro Internacional de Educação.

 

Em processo de restauração, o casarão se prepara para em breve tornar-se o Museu Eloy Chaves.

Casarao noite1

Em 2008, o Ministério da Cultura aprovou o primeiro projeto de implantação do Memorial da Fazenda Ermida, por meio da Lei Rouanet.

Em fase de captação de recursos, o atual projeto está aberto a doações de empresas e pessoas físicas. Via incentivo fiscal, a empresa ou pessoa física pode destinar para o projeto um percentual do I.R. a pagar (6% pessoa física e 4% pessoa jurídica).

Para fazer doações e saber das contrapartidas, você pode contatar a nossa equipe ou doar pelo próprio site, de maneira segura.

Objetivos Específicos do Projeto de implantação do Memorial da Fazenda Ermida

  • Realizar a recuperação e a conservação do conjunto edificado da Fazenda Ermida;
  • Realizar pesquisa detalhada sobre a Fazenda Ermida e seu proprietário, materializando suas histórias na forma de publicação e exposição cultural;
  • Estruturar uma instalação para funcionar como Memorial, com painéis contendo informações históricas sobre o conjunto arquitetônico e a vida de seu proprietário;
  • Disponibilizar uma exposição de longa duração, oficinas interativas e uma biblioteca a respeito dos ícones históricos locais e regionais;
  • Elaborar uma publicação cultural sobre a importância da Fazenda Ermida e do Dr. Eloy de Miranda Chaves para a história de Jundiaí, do Estado de São Paulo e do Brasil.

Faça sua doação