O Encontro Internacional de Educação é uma iniciativa da Fundação que tem como objetivo reunir educadores de Jundiaí e região, e educadores estrangeiros, para pensarem sobre suas práticas e fomentar a discussão para políticas públicas de educação.

A instituição já tem uma parceria de longa data com a Fondazione Reggio Children, na Itália, que foi reconhecida pela UNESCO como um modelo a ser seguido. Mas não como um método fechado, a ser reproduzido mecanicamente: a experiência de Reggio Emilia dá voz ao sentimento de comunidade, exercitando a escuta e colocando a criança em um papel de produtora de conhecimento.

Nós, da Fundação, nos identificamos com esses valores e por isso, desde 2008, trazemos representantes de Reggio Emilia para eventos – fechados, como parte da formação para profissionais da entidade, e abertos, para o público em geral.

Em 2008, recebemos Bruna Elena Giacopini.
Em 2009, Maddalena Tedeschi e Francesca Manfredi, com o tema “Da pergunta inicial à documentação pedagógica”.

 

Encontro_historia

I Encontro Internacional de Educação: Fundação se posiciona como produtora de conhecimento em Jundiaí e região

Em 2014, pela primeira vez com o título de Encontro Internacional de Educação FAACG é realizado em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp). Trouxemos Paola Strozzi e Vanna Levrini, com a fala “Caminhos de experiência: educação infantil e ensino fundamental; Reggio Emilia e Brasil; entre outras pontes”.

 

encontro_2009

Primeiro evento aberto ao público com as pedagogistas de Reggio Emilia: início de longa parceria em 2009

Em 2015, novamente com a presença de representantes de Reggio Emilia e em parceria com a Unicamp, tivemos o II Encontro Internacional de Educação FAACG sob o tema: “Documentação pedagógica: como tornar visível o papel do educador?”. Além das representantes da instituição italiana, o evento contou com a participação de Maria Victoria Alfieri, representante da RedSolare e diretora da escola Aletheia, na Argentina. O evento aconteceu em 15 de agosto de 2015.

 

encontro_2016

No III Encontro Internacional de educação os participantes também tiveram contato direto com as profissionais de Reggio Emilia

Em 2016 ocorreu o III Encontro Internacional FAACG, sob o tema Currículo e Documentação Pedagógica – um encontro para (re)pensar as experiências da escola. O evento aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto de 2016. A parceria com a Unicamp se consolidou. As palestrantes foram: Representantes da Itália: Maddalena Tedeschi – Pedagogista de Reggio Emilia, Responsável pela Escola do Centro Internacional Loris Malaguzzi e Alessia Forghieri – Professora das Escolas do Município de Reggio Emilia, além da Profa. Maria Teresa Eglér Mantoan – Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP e Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED).