Além das atividades cotidianas, ainda são desenvolvidas iniciativas para fortalecer o vínculo da instituição com a família, com a comunidade e com a sociedade. A Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho entende que é apenas mais um dos agentes responsáveis pela formação cidadã da criança e do jovem, mas que deve fomentar a relação com outros agentes, bem como  propiciar o contato com instituições culturais e outras iniciativas que potencializem outros olhares para o mundo em que vivemos.

 

Dia da Família

Uma vez ao ano, a família participa de atividades na instituição junto com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Técnico e das oficinas educacionais.

 

Fórum Social

Em 2007, a Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho promoveu o I Fórum Social, com o objetivo de divulgar e expandir as ações que envolvam as entidades do terceiro setor.

No evento, já foram discutidos os seguintes temas:

2007 – Ética e o 3º Setor

2008 – Educação Socioambiental: desafios do novo milênio

2009 – Da Filantropia ao 3º setor – uma transição necessária

2010 – A Educação no 3º setor

2011 – Educação e Economia

2012 – 3º setor e os Desafios do Mundo Atual

2013 – Perspectivas da Economia Brasileira

2014 – Ética e Cidadania

2015 – O Nó da Ética

 

Visita a espaços Culturais

Buscando oferecer aos alunos outros olhares que contemplem a arte e a cultura, com o intuito de ampliação de repertório, a FAACG oferece passeios culturais para diferentes instituições, como o Instituto Tomie Ohtake e Bienal, em São Paulo.

 

Guardiões da Serra

A Fundação, dada sua proximidade à Serra do Japi (um dos raros remanescentes de Mata Atlântica, tombada pela CONDEPHAAT), considera importante conservar a riqueza de fauna e flora da região. Para isso, foi idealizado o projeto Guardiões da Serra.

O projeto tem como principal objetivo promover a educação ambiental dos alunos e colaboradores da instituição e das comunidades ao redor da Serra do Japi.

 

Encontro Internacional de Educação

A intenção do evento é trazer referências internacionais na área de educação de qualidade para o cotidiano das escolas. Assim, a FAACG, em parceria com o NEPP – Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (Unicamp), acredita fomentar contextos de fortalecimento da formação do educador e estimular espaço para troca de muitas experiências.

A documentação pedagógica é um instrumento para reflexão; é o encontro das vozes dos protagonistas da educação: educadores, famílias e crianças. Vejo a documentação como a composição de uma narrativa de aprendizes.

Ana Teresa Gavião A. M. Mariotti

 

Temas abordados:

2014 – “Caminhos de Experiências entre outras pontes”
2015 – “Documentação Pedagógica: Como tornar visível o papel da infância e do educador?”
2016 – “Currículo e Documentação Pedagógica – um encontro para (re)pensar as experiências da escola”.
2017 – “Pesquisa na escola: o inédito, o olhar, a aprendizagem, a formação…”.