Além das atividades cotidianas, ainda são desenvolvidas iniciativas para fortalecer o vínculo da instituição com a família, com a comunidade e com a sociedade. A Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho entende que é apenas mais um dos agentes responsáveis pela formação cidadã da criança e do jovem, mas que deve fomentar a relação com outros agentes, bem como propiciar o contato com instituições culturais e outras iniciativas que potencializem outros olhares para o mundo em que vivemos.
Dia da Família
Uma vez ao ano, a família participa de atividades na instituição junto com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Técnico e das oficinas educacionais.
Fórum Social
Em 2007, a Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho promoveu o I Fórum Social, com o objetivo de divulgar e expandir as ações que envolvam as entidades do terceiro setor.
No evento, já foram discutidos os seguintes temas:
2018 – “ Meu olhar sobre o Direito”, com o Dr. Artur Marques da Silva Filho
2017 – Competitividade em mares turbulentos
2016 –Inclusão da diversidade humana
2015 – O Nó da Ética
2014 – Ética e Cidadania
2013 – Perspectivas da Economia Brasileira
2012 – 3º setor e os Desafios do Mundo Atual
2011 – Educação e Economia
2010 – A Educação no 3º setor
2009 – Da Filantropia ao 3º setor – uma transição necessária
2008 – Educação Socioambiental: desafios do novo milênio
2007 – Ética e o 3º Setor
Visita a espaços Culturais
Buscando oferecer aos alunos outros olhares que contemplem a arte e a cultura, com o intuito de ampliação de repertório, a FAACG oferece passeios culturais para diferentes instituições, como o Instituto Tomie Ohtake e Bienal, em São Paulo.
Guardiões da Serra
A Fundação, dada sua proximidade à Serra do Japi (um dos raros remanescentes de Mata Atlântica, tombada pela CONDEPHAAT), considera importante conservar a riqueza de fauna e flora da região. Para isso, foi idealizado o projeto Guardiões da Serra.
O projeto tem como principal objetivo promover a educação ambiental dos alunos e colaboradores da instituição e das comunidades ao redor da Serra do Japi.
Encontro Internacional de Educação
A intenção do evento é trazer referências internacionais na área de educação de qualidade para o cotidiano das escolas. Assim, a FAACG, acredita fomentar contextos de fortalecimento da formação do educador e estimular espaço para troca de muitas experiências.
A documentação pedagógica é um instrumento para reflexão; é o encontro das vozes dos protagonistas da educação: educadores, famílias e crianças. Vejo a documentação como a composição de uma narrativa de aprendizes.
Ana Teresa Gavião A. M. Mariotti
Temas abordados:
2018 – Experiência na Escola… A documentação pedagógica como caminho de mudança.
2017 – “Pesquisa na escola: o inédito, o olhar, a aprendizagem, a formação…”.
2016 – “Currículo e Documentação Pedagógica – um encontro para (re)pensar as experiências da escola”.
2015 – “Documentação Pedagógica: Como tornar visível o papel da infância e do educador?”
2014 – “Caminhos de Experiências; entre outras pontes”