Herói ou vilão? Qual você prefere?

Qual é a sua concepção de herói e de vilão? Está na cara que um é bom amigo, camarada, gente boa, sangue bom e etc. O outro é o maldoso, ruim, malicioso, horroroso, sacana…  assim vai… Mas num filme ou novela que tenham os dois tipos de personagens você torce para quem? Na Talita Kum, uma das unidades educacionais da Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho, a coordenação e equipe de profissionais estão trabalhando este ano, nas oficinas, o tema Heróis e Vilões e aqui você poderá escolher e entender o papel de cada um em nossa sociedade.

A Talita recebe diariamente crianças e jovens (de dez aos 16 anos) que ali frequentam, depois do horário escolar, de segunda à sexta-feira das 7h30 às 17 horas.  Atende um total de 196 alunos distribuídos entre os períodos manhã e tarde entre as sete oficinas existentes: Comunicação e Expressão (obrigatória), Informática, Artesanato, Ação e Movimento, Grafitagem, Jogos e Pesquisas (obrigatória) e Inglês.

Segundo a coordenadora pedagógica, Rosana Cristina Mattiassi, o objetivo geral do projeto é oferecer aos adolescentes oportunidade de ampliar sua visão de mundo em relação aos conceitos de “Heróis” e “ Vilões” (comportamentos construtivos ou destrutivos). “Ainda dentro desta linha,  conceituar Herói e Vilão tomando como ponto de partida vídeos, fotos e fatos reais, redes sociais, You Tube. Discutir as relações interpessoais vivenciadas pelos adolescentes em diferentes espaços que frequentam: família, escola, igreja, clube, Talita Kum, festas, etc.”

Rosana acredita que o jovem necessita de um espaço de voz e de escuta  neste aspecto para que possa analisar seu comportamento, sua conduta. “Conhecemos nossos jovens e o mesmo tema sendo abordado em todas as oficinas, por meio de metodologias e objetivos específicos diferenciados, tornará a compreensão mais clara para todos. Eles irão refletir sobre as ações de pessoas que são consideradas heróis e vilões pela mídia, mais especificamente às celebridades instantâneas e seus comportamentos (artistas, cantores, rappers, DJ, funkeiros, etc )” e fazer escolhas sobre que comportamento desejam ter na sociedade.

O projeto é detalhado e Heróis e Vilões estarão bem compreendidos até final de 2012, porque a equipe está empenhada em refletir com cada grupo as próprias ações diante dos outros e estimular as próprias atitudes e seus reflexos ‘nos outros’. “Iremos provocar atitudes centrada no ‘nós’ e não no ‘eu somente’; estimular o pensamento e as ações coletivas”, enaltece Rosana. Ela lembra ainda, que o projeto deste ano está dando sequencia ao projeto do ano passado que tinha como tema: Cidades, as suas Paisagens e suas Pessoas.

 

Ação e Movimento

Os 196 alunos da Talita participam da oficina Ação e Movimento. Todos querem. O professor Thiago Giamarco tem 11 equipes entre os dois períodos de funcionamento. Nesta oficina ele mescla Atividades Circenses, teatro, dança, hip hop. Ele é eclético até na utilização dos materiais. Por exemplo, neste período em que as aulas são Atividades Circences, a Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho comprou um exemplar de cada material solicitado como um rola-rola, um jogo de bolas malabares, um jogo de fitas de ginastas (dança do movimento), mas como são muitos alunos, há uma necessidade de se improvisar, porque é impossível  cada criança ter seu equipamento. “O rola- rola  fizemos com uma garrafa pet de dois litros de Coca-cola cheia de água até a  boca. E deve ser bem fechada. Ela será a sustentação do peso do aluno. Será  colocado sobre a garrafa, em posição contrária, um pedaço de madeira que possui  duas ripas embaixo,  nas extremidades. É só você subir com um pé da cada lado e começar a se equilibrar”, orienta o professor.

Os alunos

Nícolas Toledo Carboneri, de 10 anos conversa se equilibrando no rola- rola. “ Aqui é muito legal. Nesta aula podemos nos mexer, brincar, fazer muitas outras coisas. No final fazemos um relatório de como foi a aula.”

Para Bruna Novato Meloni a oficina de Ação e Movimento é mais que uma brincadeira. “Sabe , é bem legal. A gente pode ajudar as pessoas que ainda não conseguem fazer (se equilibrar). No começo era eu que recebia ajuda. É muito gostoso.”

“É muito legal vim aqui. Essa oficina é divertida. Sou mais ou menos no equilíbrio. De todas as coisas gosto mais do rola- rola”, comenta Chandy Fercondini Carvalho de Moraes, 11 anos.

Na oficina de Jogos e Pesquisas um dos objetivos é realizar pesquisas bibliográficas e empíricas de pessoas e locais em que o trabalho realizado retrate bons exemplos de conduta, valorize a humildade, a cooperação, a gentileza, a compaixão e a solidariedade. No mês de maio, os alunos estão fazendo experiências com registros e cuidados que devemos ter com hamister. “Eles observam os hamisters (Edvirgem e Bereba). Dão carinho, cuidam da higiene deles, da alimentação. Os alunos também desenvolveram a experiência do filtro de água caseiro. Corta-se uma garrafa pet ao meio. Faz uma camada de algodão da boca para o corpo da garrafa, depois areia e por último, as pedras. A água sai filtrada, limpinha, mas não potável.”, explica a professora Caroline de Fátima Oliveira Correia.

Segundo o aluno José Henrique Aires dos Santos, 12 anos, as experiências são muito legais. “Estamos aprendendo sobre herói e vilão. Conto tudo para minha mãe o que fazemos aqui na Talita. Ela gosta muito que eu venha. Eu também.”

Responsável por cada oficina

São diversas as oficinas oferecidas: Informática (professora Alessandra Faella), Comunicação e Expressão – jornal FAACG e blog – talitakumfaacg@gmail.com – obrigatória (professora Daniela Savietto); Artesanato (professora Regina Alves Nogueira); Ação e Movimento ( professor Thiago Giamarco); Grafitagem ( professor Régis dos Santos Irineu); Jogos e Pesquisas ( professora Caroline de Fátima Oliveira Correia) e de Inglês (professora Camila Virillo). O Serviço Social é da Fabiana Bressaglia. A Assistente educacional é Fabíola Fernandes Rubira . O apoio pedagógico é de Débora Cristina Caponegri e a Coordenação Pedagógica, de Rosana Cristina Mattiassi.

 

admin tagged this post with: , , Read 210 articles by

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Itau Social