sem comentários ainda

1º Sarau na Talita Kum

Muita poesia, dança, canto, música instrumental marcou o 1º Sarau na Talita Kum – Oficinas Educacionais, que aconteceu no início de junho. O evento surgiu de uma proposta para o primeiro semestre da oficina de Comunicação e Expressão. O sarau foi composto por trabalhos inéditos pensados e criados pelos alunos, que se mostraram muito talentosos. Cada um decidiu o que iria apresentar.
Segundo a instrutora da oficina de Comunicação e Expressão, Simone Barbosa de Oliveira, o Sarau incorporou o projeto Poesia no Rap. “Este gênero musical abarca muitos elementos ou quase os mesmos da poesia, sobretudo a complexidade humana. Seja pela perspectiva social, histórica, antropológica, emocional ou filosófica.”
Por ser o Rap um dos elementos do Hip Hop, muito oportuna foi a parceria do projeto com a Oficina de Construarte. Nela, os alunos encontraram outras maneiras de expressar suas reflexões por meio do grafite.
As matérias sugeridas para o fazer poético foram desde o nome próprio, para tratar da questão de identidade, passando por temas abordados em letras de rappers como Racionais MC’s, Criolo, Rael e Thayde. A partir das interpretações e reflexões acerca das letras comparando-as com poemas clássicos de Camões, Castro Alves e Fernando Pessoa, os alunos conseguiram criar letras e poemas próprios.

Simone disse que de uma maneira muito prática, já que se trata de uma oficina, os alunos experimentaram poetizar. “ E fizeram isso muito bem. Os resultados foram surpreendentes. Letras de rap tratando de assuntos relacionados à realidade dos alunos. Eles elaboraram um livreto contendo poemas criados em sala e declamaram no Sarau. Este evento abriu um leque para que cada aluno escolhesse conscientemente o melhor meio de se expressar.”

Publicar um comentário