sem comentários ainda

Alunos da Talita Kum desenvolvem uma Mini Olimpíadas diferente

Durante os dias 16,17 e 18 de agosto a Talita Kum – Oficinas Educacionais realizou a Mini Olímpiada TK. Assim como a Olimpíada no Rio de Janeiro, o espírito olímpico esteve fortemente presente.

Na abertura, houve a entrada da tocha olímpica conduzida pela cozinheira Rose que é adepta a prática esportiva e maratonista. Os alunos que frequentam o espaço já sabem deste fato e elegeram- na para conduzir a tocha. O instrutor Valmir Junir esteve à frente do projeto, mas o envolvimento foi de toda equipe TK.

Quanto aos jogos, eles não seguiram o padrão das Olimpíadas. As competições foram construídas a partir das propostas dos alunos no diálogo com os instrutores. Desta forma, desenvolveram:

• Jogos teatrais : conversar somente por meio de frases interrogativas e jogos de mímicas
• Competição de construção de Origami
• Jogo de tênis de mesa com raquetes de materiais reciclados construídas na oficina de Ação e Movimento e raquetes de madeira.
• Tira ao alvo com a utilização da língua inglesa. Quatro quadros com palavras em Inglês foram dispostos. Os alunos foram divididos em equipes. O instrutor falava a palavra ora em Português, ora em Inglês e os alunos tinham que acertá-la com uma bolinha.
• Soletrando. A instrutora produziu uma lista de palavras que os alunos soletravam.
• Quiz com perguntas envolvendo conceitos de Química, Física, Biologia e Matemática.

Todos os dias demos a medalha Flair Play para alunos que superaram as dificuldades que tinham para lidar com regras, limites e interação com os colegas.

A Olimpíada da TK não teve como foco os jogos pelos jogos; eles foram e ainda são instrumentos de trabalho para abordar as questões socioemocionais, as relações interpessoais e conteúdos específicos de cada oficina.

Publicar um comentário