sem comentários ainda

Alunos da Talita Kum ‘exploram’ a Pinacoteca de São Paulo

Entre os passeios culturais realizados com os alunos da Talita Kum – Oficinas Educacionais (TK) no primeiro semestre de 2016, a visitação à Pinacoteca de São Paulo foi um deles. A coordenadora pedagógica desta unidade da FAACG Rosana Cristina Mattiassi sugeriu aos instrutores Régis Irineu (Oficina Construarte) e Simone Barbosa de Oliveira (Oficina de Comunicação e Expressão), que levassem os alunos para conhecer a exposição ‘Arte no Brasil’.

A atividade teve como objetivo a Arte, como lugar de reinvenções, que abrange diversas linguagens. Os alunos, nesta visita observaram e experimentaram as múltiplas formas de expressão que a Arte pode proporcionar.

As obras da exposição ‘Arte no Brasil’ contam um pouco de um Brasil pintado sob um ponto de vista estrangeiro; e de um Brasil contado por brasileiros como Almeida Júnior (considerado o 1º artista plástico brasileiro a retratar nas telas o homem do povo em seu cotidiano). Os alunos também observaram esculturas e instalações. Ao final do passeio, a monitora da Pinacoteca propôs uma dinâmica na qual os alunos montaram cenas de pinturas que lembram os temas ‘saudade’ e ‘tempo’.

Segundo o aluno Allison da Silva Rufino o passeio foi bem legal. “ A Pinacoteca tem mais de 14 mil quadros, não só no local (prédio) e sim espalhadas no parque e em outros museus. Tem várias esculturas antigas e valiosas. E cada escultura tem uma história. Valeu.”

Antes de entrarem para a visita monitorada, o grupo foi conhecer o Parque da Luz localizado ao lado da Pinacoteca.

Publicar um comentário