
Um grupo de estudantes e professores da Centennal College (província de Ontario) – Canadá estiveram na tarde de terça-feira (23) conhecendo a Fundação e participaram de uma roda de conversa com os alunos do 6º ano. A Fundação por meio de sua Política Ambiental e parceria com a Associação Mata Ciliar possibilitou aos alunos o contato com o grupo e com o idioma Inglês. A visita foi agendada pela veterinária da Associação Mata Ciliar Cristina Adania.
Os alunos fizeram e responderam às perguntas dos canadenses. O professor de Inglês da Escola Antonio Cintra Gordinho Guilherme Adami foi o mediador e tradutor desta aula. Ele também explicou aos visitantes sobre a política ambiental da Fundação. Os alunos adoraram esta oportunidade.
Os canadenses vieram ao Brasil com o objetivo de conhecer os modelos de cultura aqui existentes, fazendas de café, agricultura e a preservação ao meio ambiente.
John Venturini nasceu no Brasil e reside no Canadá há 20 anos. “ Nos preocupamos muito com meio ambiente e no Canadá temos desafios parecidos com o Brasil neste sentido. Percebo que muitas coisas erradas foram feitas aqui…Mas sinto que a consciência ambiental no Brasil está melhorando.”
Curiosidades que os canadenses contaram aos alunos:
- Canadá é um pais grande em área e com uma população do tamanho da cidade de São Paulo.
- Tem mais árvores do que pessoas.
- Quando um animal chega nas vias urbanas, os carros param para que ele atravesse a via.
- A população do Norte do Canadá sofre com a escassez de água.
- Canadá possui 25% da água doce do Planeta.
- Vende muita água para outras regiões.
- Garrafas e canudos são biodegradáveis.
- Melhoraram na reciclagem e compostagem dos lixos. Mas há muito para se fazer ainda.
- Existem cafeterias que dão um desconto se você levar o próprio copo p tomar café.
- População se utiliza dos gigantes lagos para tomar banho no verão.
- As quatro estações do ano são bem definidas.