O Encontro Internacional de Educação é uma iniciativa da Fundação que tem como objetivo reunir educadores, influenciadores e formadores de opiniões do Brasil e atingir também outros países, e educadores estrangeiros, para pensarem sobre suas práticas e fomentar a discussão para políticas públicas de educação. A instituição já tem uma parceria de longa data com a Fondazione Reggio Children, na Itália, que foi reconhecida pela UNESCO como um modelo a ser seguido.

Mas não como um método fechado, a ser reproduzido mecanicamente: a experiência de Reggio Emilia dá voz ao sentimento de comunidade, exercitando a escuta e colocando a criança em um papel de produtora de conhecimento. Nós, da Fundação, nos identificamos com esses valores e por isso, desde 2008, trazemos representantes de Reggio Emilia para eventos – fechados, como parte da formação para profissionais da entidade, e abertos, para o público em geral.

Em 2008, recebemos Bruna Elena Giacopini. Em 2009, Maddalena Tedeschi e Francesca Manfredi, com o tema “Da pergunta inicial à documentação pedagógica”. Em 2014, pela primeira vez com o título de Encontro Internacional de Educação FAACG é realizado em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp). Trouxemos Paola Strozzi e Vanna Levrini, com a fala “Caminhos de experiência: educação infantil e ensino fundamental;

I Encontro Internacional de Educação: Fundação se posiciona como produtora de conhecimento em Jundiaí e região

Reggio Emilia e Brasil; entre outras pontes”. Primeiro evento aberto ao público com as pedagogistas de Reggio Emilia: início de longa parceria em 2009 Em 2015, novamente com a presença de representantes de Reggio Emilia e em parceria com a Unicamp, tivemos o II Encontro Internacional de Educação FAACG sob o tema: “Documentação pedagógica: como tornar visível o papel do educador?”. Além das representantes da instituição italiana, o evento contou com a participação de Maria Victoria Alfieri, representante da RedSolare e diretora da escola Aletheia, na Argentina.

Reggio Emilia e Brasil; entre outras pontes”. Primeiro evento aberto ao público com as pedagogistas de Reggio Emilia: início de longa parceria em 2009 Em 2015, novamente com a presença de representantes de Reggio Emilia e em parceria com a Unicamp, tivemos o II Encontro Internacional de Educação FAACG sob o tema: “Documentação pedagógica: como tornar visível o papel do educador?”. Além das representantes da instituição italiana, o evento contou com a participação de Maria Victoria Alfieri, representante da RedSolare e diretora da escola Aletheia, na Argentina.
O evento aconteceu 15 de agosto de 2015.

No III Encontro Internacional de educação os participantes também tiveram contato direto com as profissionais de Reggio Emilia

o III Encontro Internacional FAACG, sob o tema Currículo e Documentação Pedagógica – um encontro para (re)pensar as experiências da escola. O evento aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto de 2016.

A parceria com a Unicamp se consolidou. As palestrantes foram: Representantes da Itália: Maddalena Tedeschi – Pedagogista de Reggio Emilia, Responsável pela Escola do Centro Internacional Loris Malaguzzi e Alessia Forghieri – Professora das Escolas do Município de Reggio Emilia, além da Profa.

A parceria com a Unicamp se consolidou. As palestrantes foram: Representantes da Itália: Maddalena Tedeschi – Pedagogista de Reggio Emilia, Responsável pela Escola do Centro Internacional Loris Malaguzzi e Alessia Forghieri – Professora das Escolas do Município de Reggio Emilia, além da Profa.
Maria Teresa Eglér Mantoan – Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP e Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED).

No IV Encontro Internacional de educação cerca de 200 pessoas aprimoraram o conhecimento e trocaram experiências com as palestrantes de Reggio Emilia (Ítalia)

Em 2017 ocorreu o IV Encontro Internacional de Educação FAACG, sob o tema ‘Pesquisa na escola: o inédito, o olhar, a aprendizagem, a formação …’ O evento aconteceu em 12 de agosto, das 8 às 17 horas, no Centro Cultural Ermida – Fazenda Ermida – Jundiaí – SP. Cerca de 200 pessoas aprimoraram o conhecimento e trocaram experiências com as palestrantes de Reggio Emilia (Ítalia): Paola Strozzi (pedagogista) e Barbara Quinti (atelierista).

Em 2017 ocorreu o IV Encontro Internacional de Educação FAACG, sob o tema ‘Pesquisa na escola: o inédito, o olhar, a aprendizagem, a formação …’ O evento aconteceu em 12 de agosto, das 8 às 17 horas, no Centro Cultural Ermida – Fazenda Ermida – Jundiaí – SP. Cerca de 200 pessoas aprimoraram o conhecimento e trocaram experiências com as palestrantes de Reggio Emilia (Ítalia): Paola Strozzi (pedagogista) e Barbara Quinti (atelierista).

Barbara Quinti (atelierista). Professores da FAACG também apresentaram o projeto educacional da Fundação que atende o aluno de zero a 17 anos. Professores da FAACG também apresentaram o projeto educacional da escola que atende crianças e adolescentes de 6 meses a 17 anos. Em 2018 tivemos o V Encontro Internacional de Educação FAACG, nos dias 17 e 18 de agosto, no Centro Cultural Ermida.

O tema central foi: Experiência na Escola… A documentação pedagógica como caminho de mudança. Os convidados internacionais – professor Peter Moss (Inglaterra); a pedagogista Deanna Margini e a atelierista Maura Rovacchi – ambas de Reggio Emilia (Itália) proferiram palestras.
A professora de Biologia do Ensino Médio da Escola Antonio Cintra Gordinho, Maria Aparecida Masteguin Cristi, realizou uma apresentação sobre o tema – O laboratório de biologia como território de linguagem – caminho da citologia. Cerca de 200 participantes dos estados   Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Brasília e de muitas cidades do Estado de São Paulo trocaram experiências e aprendizagens. A equipe da Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho (FAACG): direção, coordenação e professores tiveram diversos momentos de estudo e aprimoramento com os convidados internacionais.

O Encontro Internacional de Educação é uma iniciativa da Fundação que tem como objetivo reunir educadores, influenciadores e formadores de opiniões do Brasil e atingir também outros países, e educadores estrangeiros, para pensarem sobre suas práticas e fomentar a discussão para políticas públicas de educação. A instituição já tem uma parceria de longa data com a Fondazione Reggio Children, na Itália, que foi reconhecida pela UNESCO como um modelo a ser seguido.