
A FAACG organiza, em agosto de 2019, duas iniciativas internacionais: O Pocket Fórum e o VI Encontro Internacional de Educação, no Centro Cultural Ermida – Fazenda Ermida – Jundiaí, incluindo serviço de Vallet, tradução simultânea e deliciosos cafés. Na compra do ingresso para os dois eventos há desconto; informações: www.faacg.org.br/encontro .
O Pocket Fórum acontece em 08 de agosto de 2019 (quinta-feira) das 09 às 16 horas, sob o tema ‘Formação no contexto da escola: o papel da gestão’. O diferencial deste encontro é número reduzido de participantes.
Investimento: R$ 620,00.
O que entendemos por formação no contexto educativo? Qual o papel da gestão no cotidiano da escola? Que relações podemos construir entre a gestão e a formação docente? Essas são reflexões que pretendemos abordar nesse dia.
O VI Encontro Internacional de Educação será nos dias 09 e 10 de agosto de 2019 (sexta-feira – das 14 às 17 horas e sábado – das 9 às 16 horas), sob o tema ‘Documentação Pedagógica: caminhos para continuidade e identidade da escola’. Investimento: R$ 680,00.
Serão abordados os conceitos da documentação pedagógica como um valor para pensar a transformação de práticas e pensamentos, contribuindo processos de formação identitária das instituições.
Os encontros terão a presença de representantes de Reggio Emilia – Itália, experiência reconhecida pela Universidade de Havard e indicada pela Unesco como referência a ser seguida; bem como Gunilla Dahlberg, professora emérita do Instituto de Educação de Estocolmo e Peter Moss, professor emérito da University College London. Ambos com carreira caracterizada por pesquisas a respeito de políticas públicas e experiências concretas voltadas ao desenvolvimento da qualidade da educação infantil, sendo co-autores da famosa obra Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas.
Além do aconchegante clima da Fazenda Ermida com quitutes produzidos artesanalmente pela cozinha da FAACG, o POCKET e o VI Encontro serão oportunidades para aprofundar conceitos, construir ideias e trocar experiências sobre o processo ensino-aprendizagem.